Campo Verde completa 35 anos neste dia 04 de julho. A cidade ainda jovem, mostra todo o seu potencial, seja no agro, na indústria e no comércio. A cidade hoje conhecida nacionalmente pela produção de algodão, se tornará, em breve, um importante corredor logístico em Mato Grosso.
O município vem se desenvolvendo à passos largos e não deve parar. Produzindo um dos fios de algodão de melhor qualidade do país, a cidade busca investimento na cadeia têxtil, completando assim toda a cadeia do algodão, produzindo deste a fibra até os tecidos e confecções para abastecer todo o país.
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Todo esse potencial do algodão chamou a atenção de investidores de todo o país, tanto que no início de fevereiro, um grupo de empresários do sul e do nordeste brasileiro estiveram na cidade para conhecer toda essa cadeia produtiva em uma experiência imersiva, visitando desde a plantação de algodão, até a fábrica de fios.
Campo Verde é 3° maior produtor de algodão de Mato Grosso e 3° maior do Brasil, cultivando anualmente cerca de 90 mil hectares de algodão, produzindo uma fibra de altíssima qualidade que atende a todas as exigências da indústria têxtil do Brasil e do mundo. Com 15 usinas de beneficiamento da pluma em atividade e quatro fiações, que produzem mensalmente quase 5 mil toneladas de fios, Campo Verde é o maior polo têxtil do Centro-Oeste do Brasil.
Situado na região Sul de Mato Grosso, Campo Verde tem uma localização privilegiada e é servido por duas importantes rodovias federais e quatro estaduais que permitem o escoamento da produção para todas as regiões do Brasil. Com a construção da Ferrovia Estadual Senador Vicente Vuolo, que está na fase inicial de implantação, e a conclusão da pavimentação da MT-140, ligando o município à Nova Mutum, no Médio-Norte mato-grossense, Campo Verde vai se transformar no mais importante entroncamento rodoferroviário de Mato Grosso.
Até o final de 2025, deve ser concluído o terminal ferroviário de Campo Verde. A previsão inicial é que o mesmo entre em operação já em 2026, realizando o transporte em direção ao Porto de Santos. A linha férrea deve chegar logo na cidade e trazer ainda mais desenvolvimento ao município.
180 dos 211 quilômetros de trilhos que devem ligar Rondonópolis e Campo Verde, já tiveram as licenças de instalação emitidas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). Os custos para este trecho variam entre R$ 4 bilhões e R$ 4,5 bilhões. A construção desse trecho deve ser executada até 2025, conforme o avanço na emissão das licenças e autorizações.