08 de Setembro de2024


Área Restrita

NOTÍCIAS DE CAMPO VERDE Terça-feira, 16 de Agosto de 2022, 07:00 - A | A

Terça-feira, 16 de Agosto de 2022, 07h:00 - A | A

IMUNIZAÇÃO

Campanhas de vacinação se intensificam em Campo Verde

A multivacinação, de acordo com a Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, visa regularizar a situação vacinal das crianças e adolescentes com menos de 15 anos

Da Redação

A baixa procura por vacinação contra várias doenças, tem preocupado as autoridades de saúde de todo o estado de Mato Grosso. Em Campo Verde a situação é a mesma, apesar de o município ser exemplo neste quesito, se considerado por exemplo a média estadual, mas o Ministério da Saúde já decidiu ampliar campanhas de vacinação.
Além das campanhas de covid-19 e influenza, está acontecendo a vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil), o alvo são as crianças com mais de um ano e com menos de cinco anos. A meta é imunizar 95% desse público alvo.
A multivacinação, de acordo com a Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, visa regularizar a situação vacinal das crianças e adolescentes com menos de 15 anos.
De acordo com o Ministério da Saúde, durante a campanha de multivacinação, estarão disponíveis para as crianças imunizantes contra Hepatite A e B; Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente; VIP (Vacina Inativada Poliomielite); VRH (Vacina Rotavírus Humano); Meningocócica C (conjugada); VOP (Vacina Oral Poliomielite); Febre amarela; Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba); Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela); DTP (tríplice bacteriana); Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).
Para adolescentes serão disponibilizadas as vacinas contra HPV; dT (dupla adulto); Febre amarela; Tríplice viral; Hepatite B, dTpa (tríplice adulto) e Meningocócica ACWY (conjugada).
Conforme informou a Secretaria Municipal de Saúde, durante a campanha de vacinação contra a pólio e a campanha de multivacinação, será realizada paralelamente a imunização contra a covid-19. “A vacina contra o coronavírus pode ser administrada de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do calendário nacional de vacinação na população com idade a partir de 3 anos”, explicou a chefe dos serviços de Vigilância em Saúde, Cristiane Simões.
Ela também explicou, que, de acordo com a Vigilância Epidemiológica do Município, a vacina Meningocócica C será substituída pela quadrivalente Meningocócica ACWY na imunização de crianças a partir de 9 meses. A troca, segundo Cristiane, vai aumentar a proteção específica contra doenças meningocócicas nesse público.
“Se você é pai, mãe e responsável por crianças e adolescentes, leve-os a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para colocar a vacinação em dia”, pediu a chefe de Vigilância em Saúde. “Contamos com sua atenção para manter nosso município e o país livres de doenças potencialmente graves, que podem levar à morte ou deixar sequelas. Está em suas mãos esse cuidado com os seus filhos”, completou.
Segundo Cristiane Simões, "é muito importante que as pessoas não percam essa oportunidade de vacinar, temos visto que a variação de temperatura, incidência do clima mais seco, realmente piora os sintomas de pacientes com síndrome gripal, então a vacina é o melhor remédio. Vale lembrar que até pouco tempo atrás, faltava vacina para quem queria tomar, devido a população saber da eficiência do imunizante".
No caso do sarampo não é diferente, uma doença que estava praticamente erradicada que infelizmente tem voltado a registrar casos devido justamente a falta de vacinação. Então os profissionais de saúde e crianças que ainda não tomaram essa vacina devem fazer o quanto antes.

Tem Novidades essa semana!
Uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o governo do Estado através do Programa Imuniza +MT, trouxe para Campo Verde na nesta semana, o caminhão da vacinação.
O veículo, preparado para atender a população dentro de todas as normas de segurança e de sanidade, esteve no Assentamento Santo Antônio da Fartura no dia 15 (segunda-feira) e na terça-feira (16), o atendimento será no Assentamento Dom Osório.
De acordo com a chefe da Vigilância em Saúde, Cristiane Simões, no caminhão serão disponibilizadas vacinas contra covid-19, gripe, poliomielite e demais imunizantes que fazem parte do calendário de vacinação.
Conforme destacou a secretária municipal de Saúde e vice-prefeita Edna Queiroz, a vinda do caminhão vai proporcionar mais comodidade para a população. “E é uma excelente oportunidade para que os pais possam atualizar o cartão de vacinação dos filhos”, observou ela.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]