02 de Dezembro de2024


Área Restrita

NOTÍCIAS DE CAMPO VERDE Segunda-feira, 26 de Agosto de 2019, 15:10 - A | A

Segunda-feira, 26 de Agosto de 2019, 15h:10 - A | A

ESTELIONATO

Campanha da Polícia Civil “Não Seja Vítima de um Golpe”

A PJC, jornal O Diário e Gráfica líder realizaram um panfleto informativo com as informações necessárias para não ser a próxima vítima.

Paulo Pietro
Campo Verde

A Polícia Judiciária Civil de Campo Verde está lançando uma campanha de conscientização e orientação, para que o número de pessoas que sofreram com golpes diminua no município. A cidade que sempre teve um número de grande de ocorrências relacionadas a esses delitos, mas esses números vem aumentando nos últimos meses. Por isso a PJC, em parceria do jornal O Diário e Gráfica Líder está distribuindo um panfleto informativo com dicas para que as pessoas não se tornem mais uma vítima. 

Segundo o Chefe de Investigação da PJC de Campo Verde, Rodrigo Amorim, muitos desses golpe já são conhecidos, mas para dar ampla divulgação desses casos, e evitar que mais pessoas se tornem vítimas, foi realizado um trabalho de pesquisa e eles selecionaram os golpes mais corriqueiros na cidade. Ledo engano de quem pense que ninguém cai mais nesses golpes, os estelionatários sempre envolvem as suas vítimas em um cenário em que sua conversa se torne muito convincente, conseguindo assim aplicar o golpe. 

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Abaixo algumas dicas que estarão presentes nos panfletos para não se tornar a próxima vítima:  

 

1.Nunca aceite ajuda de estranhos, especialmente em bancos. 

 

2. Não forneça ou confirme dados particulares por telefone, pois você não sabe quem está do outro lado da linha. Oriente seus familiares e sua secretária do lar a respeito. 

 

3. Cuidado com sua documentação pessoal. 

 

4. Desconfie de ofertas generosas. 

 

5. Procure tratar pessoalmente assuntos financeiros com as instituições financeiras credenciadas. 

 

6. Não seja ingênuo. Dinheiro fácil não existe. Seja prudente quando tratar de assuntos financeiros. 

 

7. Nunca deposite dinheiro na conta de desconhecidos. 

 

8. Controle sua ambição. 

 

9. Nunca guarde o cartão e a senha no mesmo lugar.

 

Confira quais são os principais golpes aplicados na cidade 

 

GOLPE DO FALSO SEQUESTRO 

 

O estelionatário liga para a vítima e diz que sequestrou algum parente da mesma. Ele exige que uma quantia em dinheiro seja depositada em uma conta corrente e não permite que a pessoa desligue o aparelho. 

 

GOLPE DE PARENTES EM DIFICULDADE (CARRO QUEBRADO)

 

O estelionatário se passa por um parente em dificuldades e pede por telefone que a vítima deposite uma quantidade de dinheiro para socorrê-lo. O depósito deve ser feito em nome de pessoa diversa do parente que encontra-se em dificuldades.

 

GOLPE DO BILHETE PREMIADO

 

O estelionatário, dizendo ser de outro Estado, afirma que a vítima tem um prêmio a receber e convence-a a acompanhá-lo até o local de recebimento da premiação. O bilhete é oferecido por preço irrisório. Recebido o valor combinado o estelionatário foge.

 

GOLPE DA MENSAGEM PREMIADA VIA CELULAR 

 

Estelionatário envia mensagem para o 

celular da vítima, informando que ela ganhou um prêmio e que para recebe-lo deverá depositar uma quantia em dinheiro na conta corrente do meliante. Após o depósito, a pessoa percebe que foi vítima de um golpe e fica com prejuízo. 

 

GOLPE DO PRÊMIO DA EMPRESA DE TELEFONIA 

 

Estelionatário liga para a vítima, dizendo ser da empresa de telefonia, informando que ela ganhou um prêmio e que, para recebê-lo, terá que comprar cartões telefônicos. 

 

FACILITAÇÃO DE EMPRÉSTIMOS PESSOAIS

 

Vítima precisa de uma quantia em dinheiro e entra em contato com um site ou empresa de empréstimos. Para a liberação do valor solicitado é dispensado o avalista, porém há necessidade do depósito de caução. O valor depositado é normalmente em nome de uma pessoa física em conta poupança;

 

GOLPE DA LISTA TELEFÔNICA

 

Muito usado em empresas. A empresa recebe a ligação para atualização de cadastro telefônico, recebe via e-mail um formulário com os dados da empresa que deve ser carimbado e assinado, ocorre que em letras miúdas existe um parcelamento pelo serviço de divulgação da empresa. Ao final do primeiro mês a empresa encontra-se em atraso e começa a receber cobranças. Tais cobranças perfazem uma quantia considerável em dinheiro, sendo o empresário ameaçado de ter seu nome protestado nos órgãos de proteção ao crédito caso não efetue tal pagamento. 

 

GOLPE BANCÁRIO 

 

O estelionatário faz um depósito com envelope vazio na conta da vítima, após isso entra em contato com a vítima e informa que por um erro ocorreu tal depósito e solicita a vítima que lhe devolva o valor. Diante do depósito em sua conta e sabendo que o valor não lhe pertence faz uma transferência bancária para uma terceira pessoa indicada pelo estelionatário. 

 

ANALFABETO PEDINDO AJUDA

 

O estelionatário, se apresenta como pessoa humilde e analfabeta, se aproxima da pessoa e pede ajuda para localizar um advogado ou contador, conta que não é do município ou é da zona rural e que está com dificuldades pois não sabe ler. Apresenta a vítima um documento em que se diz credor de alta quantia em dinheiro e que para sacar o valor precisa encontrar o advogado/contador; neste momento aparece um segundo golpista que diz que sabe onde fica o endereço e se oferece para ajudar ao que o primeiro golpista promete 10% da quantia que receberá por esta ajuda. O segundo golpista para comprovar sua “boa-fé” entrega uma grande quantia em dinheiro e convence a vítima a sacar também uma quantia considerável para dividirem a quantia prometida. Ao sacarem os valores da vítima desaparecem;

 

GOLPE DO ALUGUEL

 

Como grande parte dos brasileiros não tem casa própria os estelionatários entram em contato via WhatsApp para informar ao inquilino de que mudaram o número de telefone e a conta para depósito do aluguel, sem conferir e acreditando ser o locador as vítimas depositam as quantias para o golpista.

 

CONCLUSÃO 

 

Nunca acredite em pessoas estranhas com propostas muito vantajosas. As instituições financeiras, as seções de inativos e pensionistas e outras organizações não enviam funcionários à residência de ninguém, solicitando qualquer tipo de recurso ou valor em dinheiro. 

 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]