14 de Dezembro de2024


Área Restrita

NOTÍCIAS DE CAMPO VERDE Terça-feira, 24 de Janeiro de 2023, 06:40 - A | A

Terça-feira, 24 de Janeiro de 2023, 06h:40 - A | A

TECNOLOGIA E SEGURANÇA

Câmeras de monitoramento e tecnologia avançada ajudam na prisão de suspeitos em Campo Verde

Polícias da cidade conseguiram encontrar suspeitos de crimes através de imagens

Wellington Camuci

Com mais de 170 câmeras de vigilância integradas, Campo Verde é uma das cidades mais vigiadas do estado de Mato Grosso. Além da sensação de segurança para a população, o sistema de monitoramento tem ajudado a polícia nas investigações e soluções de crimes ocorridos, não só na cidade, como em outros municípios.

O sistema que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, foi primordial para que, na semana passada, a polícia chegasse até Carlos Alberto Gomes Bezerra, 57 anos, preso em flagrante, após ele matar a ex-esposa e o atual namorado dela. O crime foi em Cuiabá na tarde de quarta-feira (18).

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Thays Machado, 44 anos, e Wilian Cesar Moreno, 30, foram mortos com três tiros cada um, em frente ao prédio onde, segundo informações, mora a mãe de Thays. Carlinhos Bezerra, filho do deputado federal Carlos Bezerra, fugiu após o crime e foi preso na noite do mesmo dia na fazenda da família em Campo Verde.

A prisão em flagrante só foi possível através das tecnologias disponíveis para as forças de segurança. A rota de Carlinhos Bezerra foi descoberta através do rastreamento do celular. Para chegar onde ele estava, a polícia de Campo Verde pôde contar com as câmeras do município.

De acordo com o delegado do município Philipe Pinho, a entrada do veículo utilizado pelo suspeito no crime, um Renault Kwid, foi registrada por uma das câmeras de Reconhecimento Óptico de Caracteres – OCR instaladas no município. Pinho ressalta que o veículo foi visto entrando na cidade e depois saindo sentido Dom Aquino.

Em entrevista à TV Campo Verde, o delegado explica que assim que tiveram acesso as imagens, já deram início, juntamente com a Polícia Militar, ao planejamento e cerco. “Identificamos o momento que ele ingressou dentro do município através das câmeras que são da prefeitura e nos reunimos aqui para começar a montar a operação”, explicou.

Segundo Pinho, como as imagens mostravam que o veículo tinha saído sentido Dom Aquino, as polícias do município e também de Jaciara, foram comunicadas para fazer barreiras. “A partir daí, nós verificamos também que ele saiu do município. Comunicamos o munícipio de Dom Aquino e de Jaciara para que fizessem barreiras na MT, quando passou cerca de meia hora, já em perseguição, no caminho, percebemos que Dom Aquino e Jaciara não informavam que ele teria passado por lá, nós acreditamos que ele teria ingressado na fazenda da família dele”, ressaltou.

Carlos Alberto Gomes Bezerra foi localizado na fazenda, cerca de 25 quilômetros de Campo Verde. Ele se entregou, confessou o crime e entregou a arma do crime, uma pistola, carregadores, celulares e um canivete tático. Bezerra foi encaminhado para a delegacia de Campo Verde e passou por audiência de custódia na quinta-feira (19). A prisão em flagrante foi convertida em preventiva e ele foi transferido para a Penitenciária Central do Estado (PCE).

 

Tecnologia a serviço das forças de segurança

Não foi apenas na localização de Carlinhos Bezerra que as câmeras de monitoramento auxiliaram a polícia. O crime ocorrido na tarde de quarta-feira foi registrado por câmeras de imóveis em Cuiabá. Imagens que foram divulgadas, mostram o momento em que o casal chega no edifício e o momento em que Bezerra passa com o carro no momento dos homicídios.

80b5414bdb2698dddc03976c662bf240.jpg

 

Nas imagens também foi possível ver Wilian, já atingido por disparos de arma de fogo, correndo na calçada. Wilian caiu a poucos metros de onde foram os disparos. A imagem mostra ainda o carro do filho do deputado deixando o local.

 

Investigação

De acordo com o delegado responsável pelo caso, Marcel de Oliveira, o acusado premeditou o assassinato e agiu por ciúmes, sendo motivado pela “emoção de vê-la se relacionando com outro homem”. Ele chegou a alegar crise neuropática causada por diabetes. Em depoimento, Carlinhos Bezerra disse que lhe faltou “inteligência emocional” para evitar o crime e se diz “arrependido”. E não relatou como foi o crime.

“Que o interrogado sofre de diabete e o está em estágio de neuropatia, o que lhe causou discompensa emocional, e confirma ter praticado o crime de homicídio contra sua namorada Thays e a vítima Willian; que o interrogado declara que não deseja informar como se deu dos fatos e fará uso de seu direito em permanecer em silêncio sobre este fato; QUE declara que lhe faltou inteligência emocional e está muito arrependido do que fez”, diz trecho do depoimento.

De acordo com o delegado, familiares de Thays foram ouvidos e afirmaram que o suspeito era “extremamente ciumento e possessivo”. Ele e a vítima mantinham um relacionamento há alguns anos, entre idas e vindas. O término mais recente foi há cerca de 45 dias. Ela estava com o novo namorado há menos de um mês.

 

Câmeras de monitoramento e drone ajudam na captura de assaltante

Um outro exemplo do uso de tecnologia no combate ao crime foi a prisão de um dos envolvidos em um assalto em uma fazenda na região do Córrego do Ouro. Funcionários da fazenda que fica no município de Santo Antônio do Leverger, ficaram reféns por várias horas, enquanto criminosos roubavam mais de 150 cabeças de gado.

O crime, segundo a polícia, teria começado no domingo (8), sendo as vítimas libertadas no fim do dia 9. Já na terça-feira (10), a Polícia Militar de Campo Verde conseguiu prender um dos envolvidos. O suspeito, juntamente com um comparsa, estava com um veículo roubado da fazenda, uma S10, sendo preso na zona rural de Campo Verde.

Drone.JPG

 

A prisão do suspeito de 20 anos, só foi possível com o uso de tecnologias disponíveis no município. A perseguição ao criminoso começou após a S10 roubada filmada pelas câmeras de monitoramento passando em frente a uma empresa. De imediato a PM foi até a MT 251 e localizou a caminhonete trafegando próximo a agrovila. Os suspeitos empreenderam fuga em alta velocidade em direção a uma fazenda na região.

Durante a perseguição, os mesmos vieram a perder o controle da caminhonete e bateram contra uma árvore já na fazenda. Os dois suspeitos fugiram para dentro de uma mata, abandonando o veículo. Neste momento, um drone possibilitou a localização e prisão de um dos suspeitos. Equipado com visão térmica, o drone comprado pela prefeitura para a Secretaria Municipal Integrada de Apoio à Segurança Pública, foi fundamental para a localização e captura do suspeito.

WhatsApp Image 2023-01-09 at 21.29.14.jpeg

 

 

Aumento do monitoramento eletrônico

Um sistema de monitoramento colaborativo. Assim pode ser definido o Programa Lock City, em funcionamento em Campo Verde. Atualmente o município já possui cerca de 93 câmeras municipais já instaladas e outras 70 câmeras de moradores fazem parte do projeto, criando uma verdadeira barreira digital.

E essa barreira pode ficar ainda maior. Na semana passada, secretário-adjunto de Integração Operacional da Secretária Estadual de Segurança Pública de Mato Grosso, coronel Cláudio Fernandes Carneiro Tinoco, esteve em Campo Verde e o Projeto Vigia Mais MT, que consiste na interligação das câmeras de monitoramento instaladas nos municípios com o Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOSP), em Cuiabá. Além disso, câmeras de monitoramento serão repassadas a todas as cidades para integrar o programa.

Na primeira etapa, Campo Verde deverá receber 59 aparelhos (4 Speed dome, 4 com leitor OCR e 51 fixas), de um total de 161 que serão enviados. As novas câmeras vão se somar as mais de 160 públicas e privadas que já fazem parte do sistema de monitoramento da Secretaria Integrada de Apoio à Segurança Pública.

A proposta do Projeto Vigia Mais MT, de acordo com o secretário-adjunto de Segurança Pública, é ampliar ainda mais o uso da tecnologia no combate à violência. “Esse é o objetivo”, destacou ele. “É um programa do Governo Estadual, do governador Mauro Mendes, juntamente com o secretário [estadual] de Segurança, Coronel Roveri, no sentido de trazer essa ferramenta para aumentar a eficiência na segurança pública do Estado de Mato Grosso”, ressaltou.

O prefeito Alexandre Lopes de Oliveira, recebeu a proposta de desenvolvimento do Vigia Mais MT com entusiasmo e, segundo, ele, o Município será parceiro para o seu desenvolvimento. “A grande intenção é fazer com esse projeto, somado com aquilo que nós já temos – atuando já há vários anos – possa deixar cada vez mais robusto esse aparato tecnológico, de inovação, que faz com que a gente fortaleça mais a nossa segurança pública. É o Município de campo Verde fazendo com que cada vez mais os investimentos em segurança pública possam chegar às nossas ruas, nas nossas estradas, nos nossos bairros, fazendo com que cada vez mais nós tenhamos um município vigiado, monitorado, aumentando a sensação de segurança para a nossa população”, disse o prefeito.

A secretária Municipal de Apoio à Segurança Pública, Viviane Bernardino Ferreira, também destacou os avanços que a implantação do Projeto Vigia Mais MT, vai proporcionar. “Vai impactar positivamente na melhoria da Segurança Pública”, ressaltou ela.

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]