Mato Grosso registra baixa procura pela vacina contra gripe. Mais de 1,1 milhão de pessoas estão aptas a receber o imunizante, mas apenas 240 mil doses foram aplicadas no estado, de acordo com o Ministério da Saúde. Uma das cidades onde as vacinas estão sobrando é Campo Verde, segundo o cadastro municipal, nem 50% das pessoas inclusas nos grupos prioritários procuraram as unidades de saúde para receberem a vacina, tanto da gripe quanto do sarampo.
Para tentar melhorar os índices, o setor de saúde municipal, realizou no último sábado (21), uma campanha de vacinação. Além disso o Ministério da Saúde já anunciou que deve ampliar a campanha de vacinação por causa da baixa adesão dos grupos prioritários.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Até o próximo dia 02, estão aptos a tomar a vacina os seguintes grupos:
*Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias
* Trabalhadores de saúde de serviços públicos e privados
* Gestantes
* Puérperas (mulheres que tiveram um filho nos últimos 45 dias)
* Professores do ensino básico e superior
* Indígenas
* Idosos com mais de 60 anos
* Profissionais das forças armadas
* Pessoas com deficiência permanente
* Caminhoneiros
* Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso
* Trabalhadores portuários
* População privada de liberdade
* Adolescentes e jovens de até 21 anos sob medidas socioeducativas
* Funcionários do sistema prisional
* Pessoas com doenças crônicas/ comorbidades
Segundo a chefe dos serviços de vigilância em saúde, enfermeira Cristiane Simões, a vacinação é de suma importância, ainda mais em épocas onde a variação climática é constante. “É muito importante que as pessoas não percam essa oportunidade de vacinar, temos visto que a variação de temperatura juntamente com a incidência do clima mais seco, realmente piora os sintomas de pacientes com síndrome gripal, então a vacina é o melhor remédio. Vale lembrar que até pouco tempo atrás, faltava vacina para quem queria tomar, devido a população saber da eficiência do imunizante”, destacou.
SARAMPO
No caso do sarampo não é diferente, uma doença que estava praticamente erradicada que infelizmente tem voltado a registrar casos, devido justamente a falta de vacinação. Por isso é importante manter o esquema vacinal em dia e levar as crianças para serem imunizadas.
RISCO DUPLO
Para o diretor da Sociedade Brasileira de imunizações, Renato Kfouri, 70% dos óbitos de influenza por gripe acontecem nos grupos elegíveis para vacinação portadores de doenças crônicas, ou seja, são aqueles que com risco aumentado de forma grave corremos risco dupla circulação gripe e Covid-19.
Segundo ele, as doenças causam complicações sérias e é possível se vacinar da gripe e Covid numa mesma visita à unidade de saúde.
Renato destaca que a percepção de perigo é um grande motivador da vacinação. Segundo ele, a gripe causa a falsa sensação de que a população não está sob ameaça. “Desmotiva em geral as pessoas a se vacinarem. Infelizmente essa é uma constante que precisamos melhorar a comunicação. A prevenção é sempre necessária”, disse.
VACINAÇÃO DE COVID-19
A vacinação de crianças de 5 a 11 anos de idade contra a Covid-19, também preocupa as autoridades de saúde de Campo Verde, até agora nem 40% do número de crianças nesta faixa etária foram vacinadas no município.
“Essa questão da vacinação em crianças, realmente se tornou um problema, pois os pais têm medo de alguma reação adversa, mesmo com a afirmação de que se houver algum sintoma ele deve ser leve, frente as vantagens de estar imunizados contra o coronavírus, que infelizmente já tirou muitas vidas, como nós observamos. Eu por exemplo não via a hora de minha filha completar os cinco anos para poder leva-la para receber sua dose”, expôs Cristiane.
A saúde do município já realizou várias campanhas para estimular a vacinação desse grupo, mas os efeitos são pequenos, inclusive neste momento, as 200 primeiras crianças que receberem a segunda dose, ganham um ingresso para o circo que está na cidade, mesmo assim a procura não tem sido como o esperado.