13 de Janeiro de2025


Área Restrita

NOTÍCIAS DE CAMPO VERDE Quinta-feira, 20 de Abril de 2017, 14:42 - A | A

Quinta-feira, 20 de Abril de 2017, 14h:42 - A | A

DIA DELES

Autoridades falam sobre o que é ser policial

No dia do Policial Civil e Militar, o Diário realizou uma reportagem especial sobre esses heróis do cotidiano.

Paulo Pietro
Campo Verde

Nesta sexta-feira(21) feriado nacional onde se comemora, o Dia de Tiradentes, herói da Inconfidência Mineira, também é comemorado o Dia dos Policiais Civis e Militares no estado de Mato Grosso.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi Alferes de milícia, e comandante do destacamento de Dragões na patrulha do Caminho Novo, estrada que servia como rota de escoamento da produção mineradora da Capitania das Minas Gerais ao porto do Rio de janeiro. Ele participou do movimento denominado Inconfidência Mineira, e foi executado em 21 de abril de 1792, data em que se comemora o "Dia da Polícia Militar" no Brasil (e, em alguns estados, também o da Polícia Civil).

 

Para comemorar essa data, o Diário entrevistou o Tenente Coronel Ademar Correa, comandante da 8º Companhia de Polícia Militar de Campo Verde e também o Investigador Chefe da Polícia Judiciária Civil, Rodrigo Amorim, para falar sobre essa profissão tão importante para a sociedade brasileira, mas que nem sempre é tratada com o devido respeito.

 

O Coronel Ademar, falou sobre vários aspectos, “os policiais militares estão presentes todos os dias no seio da sociedade, eles fazem parte da sociedade , são pessoas que convivem com a população, mas por ser uma atividade muito estressante, por sermos a ponta da lança, lidamos com situações que rotineiramente não fazem parte das vidas das demais pessoas e por esse motivo muitas vezes somos vistos com diferenças. O policial mesmo em seus momentos de folga, teve sempre estar atento, se vigiando, por ser uma autoridade ele tem que ser um exemplo para as demais pessoas.” Quanto a uma certa distancia que muitas vezes a população tem da polícia, o coronel explicou que, “existe um pouco de resquício da própria cultura, mas que vem mudando nos últimos anos, a mãe quando queria repreender o filho falava para ele que iria chamar a polícia, mas nós somos pessoas como todo mundo, estudamos com vocês, moramos no mesmo bairro, fazemos compras nos mesmo mercado, quando colocamos uma farda somos diferente, não somos não. Policial não vem de Marte, ele é um Mato-grossense, de Campo Verde, de Cuiabá, são pessoas comuns, mas que tem uma responsabilidade a mais, por saberem que vão responder por qualquer atitude que tomar.”

 

 O policial quando se forma ele tem que tomar algumas medidas, não podem mais frequentar certos ambientes, tem eliminar seus vícios e se tornar um exemplo, um herói para as crianças, não uma pessoa que gere medo.

 

Quanto ao relacionamento com a população de Campo Verde, Ademar revelou que “eu só tenho a agradecer a população de Campo Verde, que tem nos ajudado, compreende nosso trabalho, também a sociedade civil organizada, o poder judiciário e o poder executivo que vem colaborando para que possamos cada vez mais realizar um trabalho correto, satisfatório, que gera resultados na diminuição da criminalidade do município. A imprensa também tem sido nossos parceiros, são vocês que passam nossa mensagem para as demais pessoas, a dona de casa, o sitiante, o fazendeiro, enfim todos que escutam nossa mensagem. A imprensa é uma mão dupla, ao mesmo tempo que levamos as informações por ela, também recebemos as cobranças através dela, mas temos esse trabalho mais próximo aqui em Campo Verde com o jornal , a rádio e a televisão, para tentar manter Campo Verde uma cidade tranquila, que o cidadão tenha liberdade, desde que respeitem os limites legais.”

 

O Coronel também prestou uma homenagem aos policias do município:  “Queria agradecer muito os Policiais Militares que estão sob meu comando, são policiais abnegados, trabalhadores, que tem um ótimo desempenho, muitas vezes na calada da noite enquanto a população descansa, nossos homens estão trabalhando para que o restante da população possam ficar tranquilos, por isso eu alerto a população que nós necessitamos de seu apoio, pois é a população que são olhos da polícia, já que não podemos estar em todos os locais.”  

 

O Investigador chefe da Polícia Judiciária Civil de Campo Verde, Rodrigo Amorim, disse que esse trabalho é de extrema importância, mas acredita que a população está compreendendo o trabalho realizado pela Polícia Civil, e vem colaborando. “Nós agradecemos esse apoio que estamos recebendo da população, a Polícia Civil trabalho duro para sempre estar melhorando, se aprimorando, se especializando e treinando para oferecer uma segurança pública de melhor qualidade para Campo Verde. Nós não estamos em todos os locais, mas a população está, então cada vez mais é imprescindível esse relacionamento entre polícia e sociedade.”

 

 

A equipe do jornal Diário também quer agradecer a parceria que temos com as forças policiais do município. Que não se furtam a falar sobre temas de interesse público, mesmo os mais delicados. Também parabenizar esses profissionais que fazem nossas vidas mais seguras, que trabalham duro para que possamos descansar e que arriscam suas próprias vidas, para resguardar a população.                  

operacao

 

 

VÍDEO

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]