19 de Setembro de2024


Área Restrita

NOTÍCIAS DE CAMPO VERDE Segunda-feira, 18 de Julho de 2016, 15:31 - A | A

Segunda-feira, 18 de Julho de 2016, 15h:31 - A | A

INCÊNDIOS

Aumentam os focos de incêndio em Campo Verde

No último final de semana os Bombeiros atenderam a seis ocorrências, três com grandes proporções

Paulo Pietro

O Corpo de Bombeiros de Campo Verde teve um final de semana movimentado somente na sexta e no sábado foram registrados seis incêndios três deles com grandes proporções. No sábado (16) simultaneamente foram três, em um deles um veículo foi consumido pelas chamas. 

Com o período de seca e falta de manutenção das áreas que deveriam ser conservadas, os incêndios ficam propícios. Qualquer fagulha pode gerar um incêndio e colocar em risco a população. O Diário entrevistou o tenente Álvaro do Corpo de Bombeiros ele informou que “tivemos de realizar muitos esforços para debelar esses incêndios ocorridos. Foram seis, mas três deles acentuados e de maneira simultânea na tarde de sábado. Nosso efetivo operacional diário não conseguia atender essa demanda, desta forma, militares que estavam de folga foram empenhados para sanar essa situação adversa. Contamos também com o apoio da Secretaria de Obras e da população local que nos deu apoio para conseguirmos vencer esses incêndios.” 

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Quanto a conscientização o tenente foi enfático. “Percebemos que principalmente durante esse período, onde a incidência de raios solares são maiores, que há falta de umidade isso facilita a propagação do fogo. Percebemos que falta conscientização por parte da população em querer limpar esses terrenos urbanos de maneira geral, isso dificulta nosso trabalho, se jogar uma bituca de cigarro em terreno onde tem muito mato é fator primordial de início de incêndio. Nós deveríamos estar concentrando esforços para as queimadas naturais. Não deveria ser preocupação nossa debelar incêndio nos terrenos urbanos e nem nas áreas rurais devido a Lei durante esse período está terminantemente proibido a prática de incêndios.”

No caso ocorrido próximo a sede da Cooperfibra, uma saveiro que estava no local pego fogo, porém os bombeiros não sabem informar se o veículo pegou fogo antes ou depois de pegar na mata onde se encontrava, no total aproximadamente cinco hectares foram consumidos pelo fogo no local. 

Em outra ocorrência quase que simultânea uma área no Recanto dos Passaros, também pegou fogo, neste caso populares que ligaram para o Corpo de Bombeiros avisaram que um grupo de jovens estavam no local e quando eles saíram o fogo começou a se espalhar. Não se sabe se foram eles ou não que colocaram fogo de forma proposital, mas o incêndio que pode ter começado por brincadeira de mal gosto quase terminou mal. Os Bombeiros agiram com rapidez e tiveram que contar com a ajuda dos profissionais da Prefeitura, bem como de bombeiros civis que trabalham como brigadistas em fazendas e moram nas proximidades. Quando o fogo finalmente foi extinto estava próximo  às residências do bairro. 

O outro incêndio de grande proporção aconteceu no Lixão de Campo Verde, lá os profissionais da Prefeitura e produtores rurais agiram com rapidez junto ao CB e conseguiram apagar o incêndio.      

 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]