A passagem da BR-070 pelo município de Campo Verde, foi quem trouxe no início o progresso, mas que também vem fazendo muitas vítimas e causando muitos problemas, devido a falta de transposição eficiente. A cidade cresceu e as estruturas precárias de passagem de um lado a outro da rodovia é insuficiente há anos. Além de causar insegurança, também gera transtornos.
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Um dos pontos mais críticos que a BR-070 tem em Campo verde é justamente no cruzamento com a Avenida César Lima, principal acesso a região do São Miguel, Cidade Alta, Recanto dos Pássaros e Jardim América, uma das regiões mais populosas de Campo Verde. Inclusive a solução do problema foi prometida por todos os candidatos a prefeito nas últimas eleições, cada um tinha um planejamento diferente, semáforo, viaduto, rotatória, ou seja, prometeram uma solução.
No ano passado o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT, atendeu a vontade da população e anunciou que as obras seriam realizadas, rotatórias grandes devem ser construídas em três pontos da cidade. Inicialmente, devido as confusões e acidentes registrados no local, o cruzamento da César Lima foi o primeiro ponto escolhido para realização das obras, com recursos empenhados através de emendas do senador Carlos Fávaro (PSD).
Em setembro de 2021, houve lançamento oficial da obra, com tenda armada as margens da BR-070, presença de várias autoridades políticas e também dos técnicos do DNIT. Nesta ocasião com toda a imprensa local presente, o prefeito Alexandre Lopes anunciou a construção da tão sonhada solução, inclusive as máquinas e pessoal já estavam no local para o início imediato dos trabalhos. Na oportunidade O Diário conversou com o superintende do DNIT da região, Antônio Gabriel Santos, que afirmou que a duração da obra seria de 90 dias, ou seja, ainda em 2021 os moradores de Campo Verde trafegariam pelo novo trevo, mas não aconteceu.
As obras se iniciaram e os transtornos foram se acumulando no trânsito, até agora nada foi resolvido, além do problema que já havia antes, agora tem a questão da lama e da falta de acesso para algumas empresas localizadas na região.
Recentemente o engenheiro do DNIT Jackson Schenkel, concedeu uma entrevista a imprensa local, onde ele cita que o problema do atraso da obra foi causado por dois principais fatores, um deles é que a rede de abastecimento de água da concessionária Águas de Campo Verde estava em local diferente do projeto e demorou a ser remanejada. O outro fator segundo o engenheiro foram as chuvas que não deram trégua, apesar de não ser novidade a maior incidência de chuva nesta época do ano.
“A gente entende que a população reclama e com razão, mas assim que for possível, que a chuva der uma trégua nós vamos concluir e acabar com esse transtorno,” disse Jackson.
Vale ressaltar que esta é somente a primeira de três obras de rotatórias alongadas que estão firmadas para acontecer no trecho da BR-070 em Campo Verde, a segunda, na frente do aeroporto, parque de exposições e entrada do bairro Santa Rosa, a terceira seria na região da entrada das fazendas do Grupo Bom Futuro, onde também existe um grande fluxo. As três serão iguais e pretendem acabar com o mesmo problema, a bagunça no trânsito e o perigo também. Nos três pontos já foram registrados acidentes com mortes.