Na última semana, a prefeitura de Campo Verde precisou interditar urgente a área de Lazer Recanto do Sol e também uma das principais vias de acesso aos maiores bairros da cidade, a Rua do Saber, que liga a região do Jupiara ao São Lourenço. O motivo das interdições seria o risco de rompimento da barragem da área de lazer. As ruas e o local, continuam interditadas por tempo indeterminado.
Nossa equipe de reportagem conversou com o engenheiro da Secretaria Municipal de Planejamento – Seplan, Gabriel Caetano, que ressaltou que o alerta de risco de rompimento foi emitido depois que eles perceberam que a água estava vertendo na base da estrutura da barragem, que já possui mais de 20 anos e nunca passou por uma reforma estrutural. “Essa água vertendo mostra que existe uma grande infiltração no local, com as últimas chuvas que atingiram a região essa situação ficou ainda mais preocupante, por esse motivo, por precaução, resolvemos interromper a circulação de pessoas e veículos nessa área, para evitar um mal maior”, explicou o engenheiro.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Segundo o engenheiro, a primeira medida a ser tomada, é a diminuição de volume de água da lagoa da área de lazer, em busca de diminuir a pressão sobre a barragem que, vale ressaltar, já está baixa devido à estiagem. Em seguida serão estudadas outras medidas para resolver o problema.
Desde a última quarta-feira (15), o trânsito está proibido, inclusive de pedestres, por tempo indeterminado na Rua do Saber. Segundo o engenheiro as medidas que foram adotadas, são para a segurança da população e é importante que todos sigam as orientações.
As pessoas que normalmente utilizam a área de lazer, sobretudo nesta época de muito calor, nos finais de semana, utilizaram as redes sociais para reclamar. A maioria culpando a prefeitura por não ter realizado reparos anteriores.
Como a Rua Do Saber é uma importante via arterial da cidade, as opções de desvio são pelo Ginásio Joubert Isaías Romancini ou pela BR-070.