Uma ótima noticia chegou essa semana para três estudiosos alunos da Escola Estadual Waldemon Moraes Coelho, eles serão premiados em Cuiabá na etapa regional das Olimpíadas de Físicas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Rafael Paulino Rodrigues de 17 anos, Sinara Isaias de Oliveira de 18 anos e Irinel Vinchiguerra Junior de 18 anos, foram os selecionados, devido às notas obtidas nas competição. Essa foi a primeira vez que eles disputam as Olimpíadas de Física, incentivados pelo físico e educador Francisco Amaral, que no ano passado inclusive foi capa do Jornal O Diário, devido a uma grande conquista, ele foi um dos escolhidos para uma visita à Escola de Física de Partículas, em Genebra na Suíça, depois de ter obtido destaque em um concurso.
Os alunos devem receber a premiação nesta quinta-feira (10) na capital Cuiabá, porém ainda não sabem qual serão os posicionamentos. Rafael revelou que “fiquei muito feliz por ter passado nesta competição, foi a primeira vez que eu participei e o resultado foi bacana de estar entre os premiados.” Já Sinara, que inclusive já ganhou uma menção honrosa nas Olimpíadas de Matemática, confessou que “fiquei surpresa com o resultado, apesar de gostar muito das matérias exatas, sei que temos muitas coisas pela frente e isso serviu somente como um incentivo para se aprofundar ainda mais.” Irineu Vinchiguerra explicou que “ esse resultado vem também devido a dedicação, eu estudo muito, tenho apoio da minha mãe e tento fazer sempre o melhor, até porque a física tem muito haver com que queremos seguir como profissão.”
Em comum os jovens tem a engenharia como ponto de partida para suas vidas profissionais, Rafael engenharia mecânica, Sinara mecatrônica e Irinel quer seguir a área civil.
O professor e incentivador Francisco Amaral está orgulhoso pelo resultado obtido por seus alunos, ele sempre incentivou a participação dos alunos em pesquisas, seminários e competições como esta, “é muito gratificante obter esse resultado, até porque eles nunca participaram dessa competição e no primeiro ano já tiveram destaque. O objetivo dessas Olímpiadas é de buscar novos talentos como eles, não que sejam pessoas excepcionais, mas são esforçados e estudiosos e isso tem que ter um reconhecimento, esse é o objetivo despertar esse conhecimento para ciência, não somente com cálculos, mas com a aplicação no dia a dia. Acredito que para eles e para mim também essa participação é muito importante,” revelou Francisco.
O professor pretende dar continuidade a esses trabalhos para que mais alunos possam ter a oportunidade de participar em bom nível desse tipo de competição, elevando seus níveis de conhecimento.