13 de Janeiro de2025


Área Restrita

NOTÍCIAS DE CAMPO VERDE Quinta-feira, 30 de Março de 2017, 15:33 - A | A

Quinta-feira, 30 de Março de 2017, 15h:33 - A | A

EDUCAÇÃO

Alunos da Escola Jupiara realizam projeto de cidadania e buscam reforma para escola mais antiga de Campo Verde

A mobilização conta com a participação dos alunos dos 7º e 8º anos da escola.

Paulo Pietro
Campo Verde

Os alunos da Escola Estadual Jupiara, que desde o inicio do ano de 2016 iniciaram um projeto onde os alunos exercem sua cidadania, cobrando melhorias para escola onde estudam, tiveram na manhã desta quinta-feira (30) mais um capítulo de sucesso em sua busca.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

O Projeto que abrange os alunos dos 7º e 8º anos, nasceu com uma professora de matemática que em sua disciplina aliou as matérias de geometria em uma perspectiva de semiótica, com desejo dos alunos em terem uma reforma na escola, que é a escola estadual mais antiga de Campo Verde. A partir deste incentivo, inclusive envolvendo outras disciplinas, os alunos começaram a dar andamento ao projeto de cidadania.

 

1° Passo realizado foi o envio de cartas dos alunos ao Governador Pedro Taques, pedindo a reforma da escola.    

2° Foi mandar um dossiê da situação atual das dependências da Escola Jupiara para a SEDUC.        

3° Foi realizado uma reunião com secretários adjuntos da SEDUC, para falar sobre a necessidade urgente de reforma na escola.

4°Foi realizar essa reunião dos alunos junto ao Prefeito Fábio Schroeter, para pedir apoio ao prefeito nesta luta que já dura um ano.

 

Esta reunião foi realizada na manhã de quinta-feira, na Prefeitura Municipal, Fábio foi solicito aos alunos, escutou suas demandas e prometeu apoio político à causa, inclusive sendo parceiro nas cobranças ao governo estadual e ajudando os professores e diretores, com dicas e contatos que facilitariam seus objetivos. O Prefeito também se dispôs a agendar uma segunda reunião com o SEDUC em Cuiabá e inclusive acompanhar uma comitiva formada por alunos, professores e coordenação da escola.

 

Nesta ocasião além de falar sobre os problemas enfrentados ao prefeito, os alunos realizaram uma homenagem ao mesmo devido seu aniversário, eles levarão um bolo e cantaram parabéns ao Prefeito Fábio, que ficou lisonjeado.

 

A situação da Escola Jupiara segundo o relato dos alunos é realmente preocupante, os oradores da turma falaram a nossa reportagem, Cecilia Santos da Silva de 13 anos, explicou que “está sendo muito legal participar deste projeto, é uma forma de ajudar a escola, melhorar e ampliar os espaços, para que fique mais confortável para os alunos. Esse trabalho não é somente para gente, todos os alunos irão se beneficiar com isso e também os futuros alunos, que terão uma escola melhor.” Já para Rafael Bispo Clemente, também de 13 anos, “nosso objetivo é fazer a alegria de todos, por que envolve toda a comunidade, não é bom ouvirmos que a Escola Jupiara é a mais esculhambada de Campo Verde, nós estudamos lá e estamos fazendo nossa parte para mudar isso. Queremos ter uma escola bonita, como é a escola mais velha de Campo Verde, devia receber mais cuidados para ser bonita também.”

 

A diretora da escola Maria Ivone de Souza Pena, comentou que “a importância é extrema, pois quando a professora começou o projeto, voltado a nos ajudar, reformar a escola e ainda envolver as disciplinas curriculares, percebemos que tinha muito interesse dos alunos, e a situação da escola é realmente precária.” A diretora também falou sobre as principais obras que necessitam ser realizadas com urgência, “precisamos de uma reforma geral e também de uma ampliação, a Escola Jupiara não possui cozinha nem refeitório, na hora da chuva os alunos não tem um espaço coberto para ficarem nos intervalos, o telhado está deteriorado chove dentro das salas de aula, a estrutura do telhado também está comprometida, tem muito cupim e apesar de já termos dedetizado a escola a situação é realmente preocupante, temos medo até mesmo de ele desabar a qualquer momento,” finalizou.

 

Apesar de terem conseguido êxito em mais está ação, a luta dos alunos da Escola Estadual Jupiara ainda terá alguns capítulos, se espera que depois de tanto trabalho o Governo Estadual finalmente se sensibilize com a situação vivida pelos alunos e reforme o quanto antes a escola, que é um patrimônio da população campo-verdense.     

Paulo Pietro

Escola jupiara

 

Paulo Pietro

Escola jupiara

 

Paulo Pietro

Escola jupiara

 

                                                                    

 

 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]