A Secretaria Estadual de Educação (Seduc-MT) divulgou na última semana, a lista dos finalistas do Concurso de Redação: Estudante on, Redação 1000!. E uma campo-verdense foi destaque na fase regional, a estudante Camily Fernandes dos Reis da Escola Estadual Waldemon Moraes Coelho. Os outros dois alunos que tiveram destaques na região foram Gabriela Perondi Estevão (Paranatinga) da EE Osvaldo Cândido Pereira e João Victor Alves Pereira (Primavera do Leste) da EE Monteiro Lobato.
Os estudantes da região, estão entre os 100 selecionados que vão disputar a etapa final da competição. O Jornal O Diário falou com Camily, que tem apenas 19 anos e já cursa o último ano do ensino médio, ela disse estar satisfeita com o resultado e acredita que pode avançar na competição, já que se identificou bastante como tema proposto. “Eu acredito que minha dissertação ficou realmente muito boa, é um gênero textual muito importante, pratico bastante devido ao Enem e o tema veio de encontro as discussões que foram propostas pelos nossos professores, então agradeço principalmente aos professores por esse incentivo e espero ir além”, enfatizou a estudante, que pretende cursar odontologia no ensino superior.
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A atividade faz parte do projeto Pré-Enem Digit@l MT e tem como tema: “A mulher negra e o enfrentamento ao racismo em Mato Grosso”. Para participar, os alunos se inscreveram e assistiram aulas pelo canal no Youtube. O objetivo é estimular os estudantes do 3º ano do Ensino Médio a desenvolverem a escrita do texto dissertativo-argumentativo e a análise crítica em relação aos problemas sociais, geralmente abordados nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A prova do Enem será aplicada nos dias 21 e 28 de novembro em todo o país.
Os estudantes que ficarem entre do 1º ao 10º lugar receberão uma premiação, assim como o professor de Língua Portuguesa que fizer a orientação e a escola na qual o aluno está matriculado. Os participantes que ficarem entre o 11º e o 20º lugar receberão menção honrosa.
O concurso foi iniciado em julho deste ano e está dividido em três etapas. Na primeira, os professores de Língua Portuguesa da escola em que o estudante está matriculado selecionam os três melhores textos daquela unidade. Depois, encaminharam os textos digitalizados para a Diretoria Regional de Educação (DRE).
Na segunda etapa, equipes das 15 DREs de Mato Grosso avaliaram as redações enviadas pelas escolas e escolhem as três melhores de cada polo. Na terceira e última etapa, os textos selecionados pelas Diretorias serão analisados por avaliadores da sede da Seduc, em Cuiabá.