As tratativas entre a empresa União Avícola para uma possível retomada do setor da avicultura em Campo Verde, com a instalação de frigorífico na cidade continuam vivas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Ao contrário dos boatos de desistência, devido a 4° etapa da Operação Carne Fraca, que foi deflagrada no ultimo dia 01, que envolveu a empresa União Avícola, em suspeita de pagamentos indevidos a Fiscais da MAPA, em conjunto com a BRF (Brasil Foods antiga Sadia). As tratativas permanecem ativas, porém com as mudanças de cenário do mercado internacional, que está muito aquecido devido a importações da China, que tendem a permanecer, algumas mudanças no projeto inicial tiveram que ser realizadas.
Segundo o que nos informou o Presidente ACAV (Associação Campo-Verdense de Avicultura) Clodoaldo Lima, que vem participando ativamente do processo, comentou que “a cada mudança de cenário do mercado temos que reiniciar as conversas. Estamos analisando a viabilidade de transformarmos algumas granjas de frango de corte em matrizes de recria e produção de ovos férteis, com a demanda do mercado chinês, não tem pintinhos e nem ovos férteis no mercado, dessa forma a União Avícola terá que produzir os seus próprios pintinhos.”
Esse projeto está sendo finalizado e a empresa interessada agora está avaliando a viabilidade, ao mesmo tempo a ACAV junto à Secretária de Desenvolvimento Econômico estão trabalhando para conseguir junto à BRF, a disponibilização da fábrica de ração e incubatório para a União Avícola, que seria fundamental neste processo.
Segundo as informações obtidas, essas plantas da empresa, que rescindiu o contrato com os seus integrados e causou a paralisação da atividade no município, no ano passado, está ociosa há bastante tempo. Para tentar a libertação para o arrendamento, estão sendo realizados vários esforços, inclusive já foi solicitado em reunião com o Governador Mauro Mendes, sua intercessão no caso, levando em consideração que envolve uma classe trabalhadora, uma cadeia produtiva que é muito importante para o desenvolvimento do município e até mesmo do estado.
Vale ressaltar que durante todo esse processo, a prefeitura municipal esteve envolvida, prestando total apoio ao avicultores, entendendo que a tividade é fundamental para o desenvolvimento do município, inclusive eles realizaram esforços para que esse contato com o governador Mauro Mendes acontecesse o quanto anstes, entendendo a preocupação.
A expectativa é que depois que essas questões tiverem uma resolução o projeto ande mais rápido. A situação dos avicultores da cidade que estão parados há mais de um ano é cada vez mais complicada, até porque devido ao tempo muitos deles tiveram que utilizar seus espaços para outras atividades, o temor de muitos deles é que se a situação não for resolvida em um curto espaço de tempo, possa representar o fim eminente da produção avícola na cidade.