08 de Setembro de2024


Área Restrita

NOTÍCIAS DE CAMPO VERDE Segunda-feira, 16 de Maio de 2016, 19:40 - A | A

Segunda-feira, 16 de Maio de 2016, 19h:40 - A | A

LIXO ELETRÔNICO

Agrônomos se unem para preservar o meio ambiente

Na terceira edição da campanha Associação recolhe eletroeletrônicos para evitar que sejam descartados no meio ambiente

Paulo Pietro

A Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campo Verde está realizando uma campanha inédita. Desde o mês passado eles estão com um posto de recolhimento de lixo eletroeletrônico na Sede da Instituição, no Jardim Campo Verde. O objetivo da campanha é conscientizar a população e dar destinação correta aos materiais que em alguns casos apresentam grande toxidade em seus componentes.

Segundo o presidente da Associação Augusto Zanella, “essa é a terceira gestão que se passa e não resolve o problema do lixão. Vendo essa necessidade e constatando que no local existe muito lixo eletroeletrônico resolvemos instituir essa campanha. Mouses, monitores, placas, celulares, lâmpadas, televisores antigos, não podem ser jogados no lixo comum, por esse motivo Associação abraçou essa causa e lançou a  a campanha”.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Depois de constatar a necessidade foi realizada uma reunião entre os agrônomos que conscientes dos problemas que poderiam enfrentar as gerações futuras, começaram a buscar meios para por em prática o sistema de reciclagem. Eles entraram em acordo com uma empresa nde Cuiabá, que trabalha com esse tipo de reciclagem e decidiram bancar os custos inicialmente. “As lâmpadas fluorescentes e os monitores tem um gás que precisa ser retirado para serem reciclados, isso gera um custo que será absorvido pela Associação, não será cobrado nada para as pessoas que desejam se desfazer destes materiais, que muitas vezes estão ocupando um espaço e nunca mais serão utilizados. Posteriormente com o resultado total da coleta,  o lucro obtido será revertido para Apae”, completou Zanella.     

 A engenheira agrônoma Jaqueline Roque, que também organiza a coleta falou que, “além de contaminar o solo os metais pesados que existe em placas e na maioria desse lixo, contamina também o lençol freático e até mesmo o ar. Existem os catadores, que pegam esse lixo e retiram as coisas que podem ser vendidas e o que sobra acaba no meio ambiente, isso faz um grande mal, pois geralmente estão próximos a residências e tem muita incidência de fluídos tóxicos nesse lixo. Nós estamos nos preocupando não somente com a parte social mas também com a questão do meio ambiente.”

Interessados em participar e colaborar com o meio ambiente devem recolher esse material e entregar na Associação dos Engenheiros Agrônomos, na Rua Medianeira, atrás do PSF Araras. O posto de coleta funciona todos os sábados das 8h às 15h. A campanha durará inicialmente até o final do mês de julho.             

 

VÍDEO

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]