Os Agentes Comunitários de Saúde e Endemias de Campo Verde, realizaram um pequeno protesto no inicio da tarde desta quarta-feira (18) em frente a Praça João Paulo II, no Centro de Campo Verde. O movimento dos agentes acompanha a mobilização nacional da categoria, por melhorias no trabalho, salário e condições. Hoje é considerado o dia D de mobilização nacional dos agentes de saúde. Os agentes são contra as portarias nº 959 e 958/2016 do Ministério da Saúde que preveem a substituição desses profissionais por técnicos de enfermagem. Além disso, a categoria protesta pela ausência de reajuste salarial. Que não acontece há dois anos.
Uma das líderes da paralisação a agente Maria Cristina Gomes Ribeiro disse que “essa paralisação, serve para chamar a atenção dos poderes públicos, quanto às reivindicações da categoria. Sabemos que nosso gestor é muito bom, aqui essa questão da portaria 958/2016 não vão acontecer, mas tem locais que vão, então estamos juntos com a categoria brigando por melhorias para todos.” Outra líder a Agente Elaine Lopes frisou que o protesto não para a atual administração ela disse que “essa é uma paralisação é nacional, nada tem haver com a prefeitura, até por que eles sempre atenderam nossa reinvindicação.”
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Os agentes também querem que a presidência sancione o PL 1628/15. Que garante os direitos como insalubridade e garantias de moradia pelo programa “minha casa minha vida” e ainda aposentadoria especial, para os agentes tanto de saúde quanto de endemias. Segundo as organizadoras o Projeto de Lei já foi votado e aguarda somente a assinatura da presidência da república.