16 de Setembro de2024


Área Restrita

NOTÍCIAS DE CAMPO VERDE Segunda-feira, 10 de Outubro de 2022, 15:20 - A | A

Segunda-feira, 10 de Outubro de 2022, 15h:20 - A | A

INFORME PUBLICITÁRIO

Aegea Saneamento e Brasol, empresa com capital Siemens, inauguram mais quatro usinas de energia fotovoltaica no Oeste Solar Parque, em Cuiabá

O volume estimado de geração de energia é de 177 megawatt por mês

Assessoria de Imprensa

Depois de anunciar a entrega de quatro usinas de energia fotovoltaica em abril deste ano em Cuiabá, Mato Grosso, a Aegea e a Brasol colocam em operação mais quatro unidades recém-conectadas, dentro do Oeste Solar Parque, ocupando uma área de 13.500 m². O volume estimado de geração de energia é de 177 megawatt por mês e somam uma potência instalada de 1170,1 kWp.

A Aegea é líder no setor privado de saneamento básico no Brasil. A Brasol – que conta com a participação de 49% da Siemens – atua com geração distribuída fotovoltaica no modelo “energia como serviço” (em inglês, “Energy as a Service”, ou EaaS). A adoção de energia solar pela Aegea faz parte do compromisso da companhia em colocar a Sustentabilidade e os pilares ESG no centro de todas as suas decisões. O grupo faz uso cada vez mais eficiente dos recursos naturais em suas concessões, priorizando uma matriz energética renovável combinada com o aumento na eficiência energética e metas de redução de consumo de energia.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Essa é uma tendência crescente entre empresas líderes que optam por fontes de energia renováveis (limpas) como estratégia de proteção contra o aumento do custo da energia elétrica e para atender às metas corporativas de sustentabilidade.

“A Brasol tem uma proposta diferenciada de geração distribuída como um produto financeiro. Neste modelo de autoconsumo remoto, a energia é colocada à disposição do cliente de maneira mais barata”, diz David Taff, diretor de investimentos no Brasil da Siemens Financial Services e conselheiro da Brasol. A parceria das empresas se insere dentro da estrutura DEGREE da Siemens, um acrônimo, em inglês, para as palavras Descarbonização, Ética, Governança, Eficiência de recursos, Equidade e empregabilidade. Sob essa direção, a companhia quer fortalecer seu compromisso de apoiar a transformação da sociedade pela tecnologia.

O loteamento de geração distribuída fica localizado no km 9 da Estrada da Guia, em Cuiabá, e tem 200 hectares. As novas usinas de Águas de Paranatinga, Águas de Barra do Garças, Águas de Pedra Preta e Águas de São José agora se somam a Águas de Poconé, Águas de Primavera do Leste, Águas de Sinop e Águas de Campo Verde. Junto com a entrega destas usinas fotovoltaicas e mais unidades no Rio de Janeiro e no Amazonas, Aegea e Brasol estão explorando outras parcerias, incluindo a aplicação dos sistemas de monitoramento inteligente da Siemens Smart Infrastructure para trazer maior eficiência em todas as operações da Aegea.

Brasol e Aegea assinaram contrato na modalidade EaaS em agosto de 2021, onde a Brasol se comprometeu a investir 100% do capital, assegurando economia nos custos de energia. Hoje, a Brasol prevê a aplicação do modelo de negócio EaaS para uma ampla gama de projetos da Siemens, além de proporcionar economias importantes e outros benefícios a grandes consumidores comerciais e industriais de energia.

“Estamos interessados ​​em ajudar a Aegea e todos os nossos clientes a encontrar economia e eficiência em seu portfólio, usando dados para criar inteligência energética. E isso é só o começo”, diz Ty Eldridge, Founding Partner e CEO da Brasol.

“Avançar nessa parceria com a Brasol é muito gratificante para nós. A energia é o principal insumo utilizado em nossas operações e a adoção de fontes limpas e que contribuem para a redução de emissões na atmosfera é uma prioridade para a Aegea. Atualmente, 94% da energia consumida em nossas unidades é de fontes renováveis. Recentemente assumimos como meta a redução de 15% do consumo específico de energia, medido em kWh/m³, até 2030, o que reforça o compromisso da companhia na agenda ESG. Essa meta está atrelada a uma emissão de um Sustainability-Linked Bonds (SLB), operação inédita para empresas de saneamento no Brasil”, diz Emerson Rocha, gerente de Gestão de Energia e Eficiência Energética da Aegea. A empresa tem avançado em sólidas parcerias e já possui projetos de geração distribuída em operação e implementação em 10 estados.

‘’Estamos agora à frente de mais uma entrega de geradores solares para a Brasol, com isso realizamos mais uma parceria entre Brasol, Siemens e a Oeste Solar Energia, que entra como desenvolvedora dos projetos e faz o full EPC (modelo de contrato), ou seja, entregará o gerador turn key (chave na mão) funcionando. A Brasol segue na geração de energia limpa e renovável para a Aegea, que é a empresa que fará o uso desse produto durante muitos anos, trazendo assim, uma pegada de carbono mais leve para todo setor da distribuição de água. Essa parceria é muito importante, pois desses contratos firmados de full EPC nascerá uma parceria mais forte e trará novos investimentos para o estado de Mato Grosso, gerando renda, emprego e produzindo energia limpa e sustentável. Em números isso significa 15 MW em três empreendimentos, com geração mensal de 2,4 GWh que serão destinados a Enersim – empresa mato-grossense, gestora de energia, por meio da geração distribuída, proporciona ao mercado através do marketplace uma economia de até 20% no consumo das faturas de energia elétrica, além do consumidor ficar livre dos adicionais de bandeiras, que hoje representam em torno de 14% do valor da conta’’, diz Tiago Vianna, CEO da Oeste Solar Energia.

Álbum de fotos

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]