26 de Dezembro de2024


Área Restrita

NOTÍCIAS DE CAMPO VERDE Quarta-feira, 16 de Agosto de 2023, 07:30 - A | A

Quarta-feira, 16 de Agosto de 2023, 07h:30 - A | A

Em busca de conhecimento

ACEs e ACSs participam de roda de conversa sobre violência doméstica

As ações fazem parte da Campanha “Agosto Lilás”

Prefeitura de Campo Verde

Durante o mês de agosto, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Campo Verde está realizando uma série de atividades voltadas à necessidade de conscientização sobre a violência doméstica.

As ações fazem parte da Campanha “Agosto Lilás” e uma delas foi realizada na tarde desta sexta-feira (11), quando Agentes Comunitárias de Saúde e Agentes de Combate a Endemias da Secretaria Municipal de Saúde participaram de uma roda de conversa sobre violência doméstica na sede da Associação dos Servidores Municipais (ASSEMCAVE).

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

A Assistente Social Hindianara Luana Rodrigues Leite Pacheco; a advogada, presidente do Conselho Municipal da Mulher e representante da OAB, Daiane Cristina Fernandes Caetano; a policial militar integrante da Patrulha Maria da Penha Devania Karine dos Santos e a vereadora Socorro dos Santos Souza foram as palestrantes e abordaram assuntos relacionados ao tema da campanha “Agosto Lilás”.

De acordo com a policial Militar Devania Karine dos Santos, a violência contra a mulher é uma realidade que assusta e compõe um cenário alarmante. “Necessita dessas campanhas de conscientização, de prevenção e de divulgação do trabalho da Patrulha Maria da Penha para que as mulheres que são vítimas tenham ciência que tem uma rede de apoio aqui em Campo Verde”, enfatizou.

 

É preciso denunciar

Para a policial, a principal “arma” que as mulheres têm para combater a violência doméstica é a denúncia, que pode ser feita pelos telefones 190 (direto na Polícia Militar), 180 ou pelo celular (65) 99307-9287. “A mulher, a partir do momento que ela sentir alguns sintomas que é violência, não só física, tem a psicológica, a patrimonial, violência sexual, ela pode estar denunciando”, disse a policial.

A Patrulha Maria da Penha é formada por uma equipe de policiais militares treinados para atender os casos de violência doméstica e conta com uma viatura própria para o atendimento das ocorrências.

“Após as medidas protetivas serem deferidas pelo Poder Judiciário, nós fazemos um acompanhamento dessa mulher durante seis meses, que é a duração das medidas protetivas”, explicou a policial. “Havendo prorrogação, a gente acompanha ela por mais seis meses, fazendo visitas também ao autor da violência para ele ficar ciente de que a Polícia Militar vai estar constantemente passando na residência dela e nos lugares onde ela frequentar”, completou.

Ainda durante este mês, a Secretaria Municipal de Assistência Social realizará reuniões e rodas de conversas, Círculo de Paz nas Escolas, simpósio sobre a violência doméstica no próximo dia 21 no Plenarinho da Câmara, das 14h00 às 17h00, e uma carreata pelos bairros da cidade no encerramento da campanha “Agosto Lilás”, no dia 31.

Em Campo Verde, a Câmara de Vereadores aprovou um Projeto que foi transformado em Lei onde a letra X pintada em vermelho na palma da mão é um sinal de alerta de que a mulher está precisando de ajuda. A Lei foi criada a partir de uma iniciativa da vereadora Socorro dos Santos Souza.

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]