13 de Dezembro de2024


Área Restrita

NOTÍCIAS DE CAMPO VERDE Segunda-feira, 18 de Junho de 2018, 10:50 - A | A

Segunda-feira, 18 de Junho de 2018, 10h:50 - A | A

ECONÔMIA

ACAV emite nota e se disse surpresa com anuncio da BRF

A Associação Campo-verdense de Avicultura revela em nota cenário catastrófico.

Paulo Pietro
Campo Verde

A crise gerada pelo fechamento de partes da unidade da BRF em Campo Verde, anunciada na última semana, ainda vem causando danos, muitos deles irreparáveis.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Dessa vez quem anunciou seu pesar e inconformismo foi justamente a ACAV (Associação Campo-verdense de Avicultura) que fazia a ligação entre a integradora e seus associados, negociando preço, frete, para que o processo se tornasse pelo menos viável.

 

O negócio começou a enfraquecer quando a unidade de Várzea Grande da BRF interrompeu boa parte de suas atividades, inclusive o abate, com isso os frangos produzidos em Campo Verde, que ganhava destaque devido sua qualidade, passou a ser abatido em Nova Marilândia do Sul em um frigorifico terceirizado.     

 

Essa mudança já enfraqueceu os avicultores da região, os custos com transportes e as perdas causadas tornaram esse processo muito pouco lucrativo e desinteressante.

 

Mesmo assim a associação revelou em nota enviada pelo presidente, se dizendo surpresa com o fechamento:   

 

A ACAV (Associação Campo-verdense de Avicultura) foi comunicada pela BRF que a mesma está finalizando, em definitivo, as suas operações com frangos de corte em Campo Verde.

 

A partir de agora serão  abatidos os frangos que estão nos aviários, sem novos alojamentos de pintinhos.

 

Fomos pegos de surpresa. Haviam rumores de paralisações, mas esperávamos paralisações temporárias como ocorreram em outras unidades da BRF.

 

É um momento de muita tristeza e insegurança para nós avicultores. É praticamente uma vida, um sonho que foi interrompidos, sem a certeza de que um dia voltará.

 

São 76 avicultores, com 280 aviários, com abate em torno de 105.000 aves/dia. Do total de avicultores, 51 vivem exclusivamente da avicultura e que estarão a partir de agora sem renda financeira e com o patrimônio parado.

 

É um momento de desespero. São Famílias inteiras que dedicaram vários anos de suas vidas à avicultura e que a partir de agora não sabem o que fazer. Resta-nos a esperança de que surgirão novos parceiros e que retornaremos a produzir frangos de qualidade, com as devidas responsabilidades sobre sanidade e ambiental que sempre tivemos, porque isso é o que sabemos fazer.

 

A BRF informou, também, que estará assumindo os financiamentos existentes sobe os aviários (é um número pequeno, uma vez que a grande maioria dos aviários já estão com os seus financiamentos  quitados). Informou, ainda, que estará ressarcindo investimentos recentes realizados pelos avicultores.

 

A ACAV estará acompanhando as negociações referentes ao encerramento de contrato entre os avicultores e a BRF.

Att. Clodoaldo Lima

Presidente  

 

A esperança de um resolução, a curto prazo, é muito pequena, o fato é que setor vive uma crise e encontrar uma nova integradora que abrace a produção local neste momento é muito difícil.

 

O futuro ainda gera muitas incertezas para a categoria.  

VÍDEO

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]