A falta de servidores na 51ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) tem gerado tumulto entre os usuários desse serviço e sobrecarga de trabalho aos atendentes. “O ideal seria que tivéssemos pelo menos 10 servidores para atender a demanda, porém temos hoje apenas quatro funcionários, destes, um está de licença. Os outros três se dividem na vistoria e no atendimento ao público”, conta Patrícia Kulesza de Matos, que há 1 ano está na diretoria do Ciretran.
Para tentar amenizar os transtornos gerados pela falta de servidores, o órgão tem adotado horário especial, deste o dia 18 de maio, encerrando o atendimento ao público às 15h. “Das 15h às 16h cuidamos da parte administrativa para evitar atrasos nesse serviços”, explica a diretora.
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Segundo ela essa escassez de servidores está presente em todo o Estado, porém alguma medidas para amenizar o problema estão sendo tomadas.
ESPERA POR ATENDIMENTO NA UNIDADE CHEGA A 1 HORA E MEIA
Patrícia esclareceu que estão buscanco soluções para o problema, “estamos buscando maneiras de contornar a situação. Uma delas e tentar a transferência de servidores para Campo Verde, mas ainda não obtivemos respostas”, ressalta. “Estamos fazendo o melhor possível para que toda a comunidade que procura o Ciretran seja atendida no menor tempo”, declara.
Com sala de espera lotada todos os dias, pessoas que buscam os serviços do Ciretran aguardam até uma hora meia para ser atendidas, como é o caso de Valdemir Caetamo, “já estou esperando há 40 minutos para regularizar os documentos do meu veículo. Mas já esperei muito mais. Mesmo que chegue cedo a espera é longa. São poucos funcionários par atender a todos”, afirma.
Não há previsão de vinda de novos servidores. Há um concurso do Detran em andamento, porém os aprovados devem ser nomeados em setembro, passando ainda por treinamento para então ser encaminhados para a unidade em que atuarão.