Com mais de 170 câmeras de monitoramento espalhadas por toda a cidade, Campo Verde está se tornando a cidade mais vigiada de Mato Grosso. E essa muralha digital vai aumentar ainda mais. Na semana passada, a prefeitura recebeu mais 161 câmeras de monitoramento que integrarão o sistema de segurança do município.
Atualmente, o município conta com 94 câmeras próprias, mais 78 de moradores que são integradas ao Projeto Muralha Digital; 11 câmeras com OCRs, que são dotadas de sistema de identificação de caracteres, cor e rosto, somando um total de 177 aparelhos instalados.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Além disso, a prefeitura investiu também na aquisição de totens de segurança e câmeras de vídeo que serão instalados em frente às escolas e em pontos estratégicos da cidade. Com isso, mais 92 câmeras serão acrescentadas ao sistema de segurança do Munícipio. Somadas às que foram repassadas pelo Governo do Estado, serão 436 câmeras monitorando à cidade.
A entrega dos equipamentos ao prefeito Alexandre Lopes e ao secretário municipal de Segurança Pública Rosimar Bitencourt, foi realizada na quarta-feira (3), na Secretaria de Estado de Segurança Pública e fazem parte do Programa Vigia Mais MT.
De acordo com o prefeito, todos os investimentos feitos na melhoria do sistema de monitoramento eletrônico do município visam aumentar a segurança da população. “A preocupação de Campo Verde é cada dia reforçar mais esse aparato de monitoramento. Nós sabemos que isso é uma ferramenta à mais que nós temos para poder fazer com que o aparato de segurança pública seja cada vez mais fortalecido. Existem diversas outras coisas a fazer, mas especificamente nessa área, Campo Verde está sendo muito bem amparada”, destacou.
As câmeras do sistema de monitoramento de Campo Verde serão interligadas digitalmente ao Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOSP), de forma a permitir o acompanhamento das situações em tempo real. Como explicou o Secretário de Segurança de Mato Grosso, Augusto Cesar de Camargo Roveri, um veículo tomado em assalto ou utilizado em algum delito, será identificado assim que deixar ou entrar na cidade, agilizando as ações das forças de segurança.
O secretário também destacou os investimentos feitos pela Administração Municipal na melhoria do sistema de monitoramento eletrônico, considerado modelo para outros municípios. “Esse trabalho é muito importante. Além das câmeras que o Estado de Mato Grosso está passando para o Município, as câmeras que já existem em Campo Verde farão parte da nossa plataforma de monitoramento. Campo Verde não estará mais isolada, mas sim em um grande sistema comunicando com todo o estado de Mato Grosso. Realmente nós estaremos entregando um serviço de melhor qualidade, uma plataforma de funcionamento integral que funciona por 24 horas”, ressaltou.
Programa exemplo
A cidade de Campo Verde tem se transformado em um verdadeiro BBB desde o lançamento do Programa Lock City. Integrando as câmeras públicas com as de moradores, o município já conta com 177 aparelhos integrados ao sistema. Esse é um programa de segurança que está dando certo no município e já tem mostrado resultados.
Foi através delas que a polícia conseguiu chegar até onde Carlos Alberto Gomes Bezerra estava escondido, após ele matar a ex-esposa e o atual namorado dela em Cuiabá no dia 18 de janeiro. Também foi através de câmera de monitoramento que a polícia conseguiu localizar e prender um dos envolvidos em um roubo de gado com reféns, em Santo Antônio do Leverger.
Um exemplo mais recente, é o caso dos jovens trabalhadores de São Paulo que foram sequestrados e mortos em Campo Verde. O momento do sequestro em um bar da cidade foi registrado por câmeras de segurança e as imagens estão auxiliando a Polícia Civil na investigação.
*Com informações Assessoria de Imprensa
Anônimo 19/04/2024
Só se for pra pegar vendedor ambulante, porque bandido não é
1 comentários