Uma das pessoas mais queridas da história recente de Campo Verde, neste mês de fevereiro, teve muito o que comemorar. O Padre Valdemon Rodrigues Miranda, comemorou neste mês os 24 anos de sua ordenação como padre. Ele que atualmente é pároco da Igreja São Miguel Arcanjo em Campo Verde, já passou por vários locais de Mato Grosso e enfrentou muitos desafios em sua vida sacerdotal.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Valdemon, que atualmente tem 58 anos de idade, se ordenou Padre no ano de 1993, como ele mesmo relatou, seus estudos tiveram inicio tardio, ele já havia passado dos 23 anos quando começou a estudar no seminário, mas ele nos disse que sua vocação já era vista desde pequeno. Filho de garimpeiros, era um dos oito filhos do casal, nascido no município de Dom Aquino, padre Valdemon antes de ser ordenado, era técnico em farmácia e ambulatório, chegou a ser chefe do ambulatório na cidade de Dom Aquino. Nessa época já ajudava bastante os enfermos do pequeno município, que não tinha médicos, ele medicava os enfermos, aplicava injeções e até mesmo realizava pequenas suturas e ajudava nos partos. “Sempre fui ligado aos mais necessitados, nessa época eu já realizava visitas as comunidades mais carentes, ajudava as pessoas que necessitavam de algum tratamento mas não tinham informações e nem dinheiro, nessa época eu já sabia que meu destino estava ligado a vida de entrega para Deus,” relembrou Valdemon.
Ele foi para o seminário no Mato Grosso do Sul, na capital Campo Grande, era o farmacêutico da paróquia nos momentos em que em não estava realizando seus estudos, ainda ajudava com suas habilidades profissionais os enfermos das proximidades do seminário, também realizava constantes visitas a Santa Casa de Misericórdia do município, onde levava conforto e esperança aos doentes e seus familiares.
Há 24 anos , na Diocese de Guiratinga, o padre deve sua ordenação realizada, logo enfrentou seu primeiro desafio como pároco no município de Alto Garças na Paróquia São Sebastião, onde fundou várias comunidades e estruturou a paróquia, Valdemon além de pároco era Promotor Vocacional e Ecônomo, juntamente com o Bispo Dom José Foralosso fundou o seminário Menor nesta Diocese, Chamado de Seminário São João Maria Vianney, onde permaneceu como reitor. Além de obter destaque na fundação das comunidades mais carentes e afastadas dos centros, o Padre ainda teve papel fundamental na formação de dezenas de outros sacerdotes. Ele permaneceu por 12 anos na cidade de Alto Garças e recebeu o título de cidadão Alto-garcense.
Depois deste longo período em Alto Garças, Rodrigues foi transferido para Primavera do Leste, o município tinha acabado de ser dividido em três paróquias, uma delas foi iniciada a partir do zero por Valdemon.
O seminário que havia sido transferido juntamente ao Padre para Primavera do Leste, continuou sob seu comando, na reitoria. Mas em Primavera o padre não ficou por muito tempo, logo foi convocado para outro desafio.
O bispo convocou Valdemon para que assumisse a paróquia de Alto Taquari, o município tinha muitos problemas estruturais, lá o padre permaneceu por quatro anos e também fundou comunidades, construiu o centro catequético, fundou várias pastorais e não deixou de lado as comunidades mais carentes. Mesmo com esse trabalho, ele ainda era o Reitor do seminário e se divida em seus afazeres.
Com seu destaque na Promoção Vocacional, Valdemon foi convocado a fazer parte da estruturação do seminário Maior, o Santíssima trindade em Varzea Grande, ele foi reitor deste seminário por quatro anos e também presidiu a Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-Teológicos do Brasil (OSIB), durante um ano. Hoje Valdemon é considerado um dos padres que mais trabalharam na vocação sacerdotal no estado, ao todo foram 13 anos trabalhando como reitor de seminários.
Quando o Padre já estava tranquilo, com seu trabalho bem realizado no seminário, eis que surgiu uma nova convocação do Bispo, ele prontamente atendeu, mas tomou um susto. “Eu estava tranquilo no Seminário, acreditei que meu trabalho já estaria encerrado nas paróquias, mas o chamado veio e eu o atendi, mais uma vez, fui estruturar uma paróquia começando do nada, foi assim que cheguei a Paróquia São Miguel Arcanjo aqui em Campo Verde,” explicou com tranquilidade Valdemon.
No município ele participou da construção do local onde atualmente funciona a igreja São Miguel, uma estrutura grande, bem arejada e com o passar do tempo aos poucos com a renda arrecadada pela Igreja em eventos e promoções, foi construído a secretaria da paróquia e o centro catequético. Como sempre o padre continua olhando para os mais carentes e necessitados, a Paróquia São Miguel Arcanjo, fica localizada próximo a uma das áreas periféricas do município, atendendo a uma grande parcela da população que até então tinham que se deslocar ao Centro para acompanhar as missas.
Seu objetivo para o futuro da paróquia é a construção de pequenas capelas nos bairros ainda mais distantes, como Santa Rosa e Jardim América, atualmente ele celebra missas na casa das pessoas, pois não existe local específico.
Outro trabalho que vem sendo elaborado por Padre Valdemon é a estruturação das pastorais na região, já que em algumas delas ainda existe muito desinteresse por parte da população.
Sempre olhando para futuros desafios, Valdemon nos contou que “hoje com 58 anos já não tenho mais todo aquele pique da juventude, mas se for chamado pelo Bispo atenderei de bom grado, não costumo me apegar às construções e aos bens, esse é um dos princípios do sacerdócio, deixarei meu trabalho pela comunidade, mas atenderei ao chamado.”