A Polícia Civil de Campo Verde, na tarde desta terça-feira (29), através de denuncias conseguiu chegar à apreensão de 20 pés de maconha que estavam escondidos em casa no Jardim América.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Uma mulher que não teve seu nome divulgado foi detida e encaminhada à delegacia. No local alguns pés maiores e outras pequenas mudas foram encontradas. Para que a planta pudesse crescer em ambiente interno, eles tinham todo um aparato com lâmpada que emite calor e ventilação artificial.
É a lei 11.343 de 2006 que define o que acontece com quem é pego cultivando maconha. As penas são as mesmas aplicadas para quem apenas porta a erva: duras para quem trafica e bem mais brandas para quem produz para consumo próprio.
A rigor, consumir maconha é crime no Brasil, apesar de as penas nesses casos serem leves. Quem planta maconha para consumo próprio pode ser punido com advertência sobre o efeito das drogas, prestação de serviços à comunidade e exigência de comparecimento a programa ou curso educativo.
Mas se a finalidade for tráfico, as penas podem ser reclusão (5 a 15 anos) e multa. A Polícia Civil ainda está investigando os fins, mas a princípio por se caracterizar plantio, com iluminação e ventilação artificial, tudo aponta que eles utilizavam para o tráfico do entorpecente. No local foi encontrada uma pequena quantidade da droga também prensada.