19 de Janeiro de2025


Área Restrita

NOTÍCIAS DE CAMPO VERDE Quinta-feira, 27 de Abril de 2017, 14:25 - A | A

Quinta-feira, 27 de Abril de 2017, 14h:25 - A | A

RURAL

Vacinação contra aftosa começa na próxima semana

A partir de terça-feira as revendas já estarão comercializando as vacinas.

Paulo Pietro
Campo Verde

A vacinação contra a febre aftosa vai ter inicio antecipado neste ano de 2017, vai ter inicio de maio, próxima semana. O motivo da antecipação segundo o Indea, é um pedido dos próprios pecuaristas, pois, devido ao período de chuvas em novembro, quando normalmente era realizada a vacinação, o manejo do gado era mais trabalhoso.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Desta forma a partir da semana que vem os proprietários já vão poder realizar a compra das vacinas, elas serão vendidas até o próximo dia 31, o prazo para os produtores entregarem o comunicado de vacinação do rebanho vai até o próximo dia 12 de junho.

 

Segundo nos explicou a veterinária do Indea, Milena Vandoni, a doença está erradicada no estado há mais de 20 anos, por isso é importante que a vacinação seja realizada, quem não a fazer dentre do período estabelecido está passível a multa. “A intensão do Ministério da Agricultura é de suspender a vacinação até 2021, então está bem próximo, por esse motivo é de extrema importância ratificar essa erradicação da doença, desta forma conseguindo ser um país livre da aftosa sem vacinação, o que para o comércio exterior é de suma importância,” disse Milena.

 

No município espera-se vacinar 110 mil e 133 cabeças de gado, e ainda cerca de 76 bubalinos em 595 propriedades. Cerca de 2% dessas vacinas serão acompanhadas pelos funcionários do Indea.

 

Vacinação contra a raiva é recomendada

 

Além da vacinação contra aftosa, a veterinária aconselha aos pecuaristas que também seja realizada a vacinação contra a raiva do rebanho, já que aconteceram alguns casos no município. “Eles vão fechar todo gado, realizar o manejo então é melhor que se aproveite e realize também a vacinação contra a raiva, pois, aconteceram alguns casos no município, os proprietários que estão dentro do perífoco, ou seja, num raio de 12 km dos locais onde foram constatados os casos já estão sendo avisados, mas o melhor a se fazer é vacinar todo o rebanho do município, para realmente evitar que os pecuaristas tenham algum contra tempo com essa doença, um animal custa em média 3 mil reais, a vacinação contra a raiva custa menos de R$ 0,30, por cabeça, então para evitar perdas é melhor vacinar. Nós inclusive estamos recomendando as revendas que avisem os proprietários sobre essa questão da raiva, que está no município,” frisou a veterinária. Milena ainda explicou que nas propriedades onde houverem locais que se abrigam os morcegos, arvores ocas, cavernas..., podem inclusive avisar o Indea que eles enviam uma equipe de captura para realização de exames que podem indicar a doença.

 

Regularização de saldo

 

Outra informação importante para os pecuaristas é que nesta etapa da vacinação contra aftosa, o governo liberou para que os proprietários realizem a regularização de saldo, para mais ou para menos, sem que haja autuação.

 

“Nosso objetivo é saber a real quantidade de cabeças de gado nas propriedades, não serão autuados os proprietários que tiverem seja qual for à quantidade a mais ou a menos. É a hora de aproveitar para realizar essa regularização, pois mais tarde pode haver autuação,” Explicou Milena Vandoni.

 

     

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]