Todo mundo conhece o tal “magro de ruim”, aquela pessoa que é boa de garfo e mesmo assim não engorda. Situações como essa podem estar ligadas tanto ao perfil metabólico a pessoa queima calorias num ritmo muito acelerado, quanto à desnutrição falta de aporte nutricional adequado. O grande problema de situações como essa é a tentativa deliberada de ganhar peso a qualquer custo, sem se preocupar com a qualidade dos alimentos, levando ao consumo de alimentos muito gordurosos, sem grande valor nutricional.
É totalmente equivocado imaginar que uma pessoa nessa condição pode abusar de comidas pouco saudáveis. Consumir alimentos vetados em dietas para emagrecimento por acreditar que dessa forma se ganhará peso é uma armadilha. O abuso de fast foods, doces e alimentos industrializados pode causar diversos problemas à saúde, inclusive em pessoas magras.
Apesar de serem altamente calóricos, esses alimentos são classificados como “caloria vazia”, isso significa que apesar de serem bombas calóricas são pobres em nutrientes o resultado do consumo exagerado é o aumento dos estoques de gordura. Para o indivíduo que quer ganhar peso, ganhar somente gordura não é o ideal pois seu acúmulo no organismo pode levar ao desenvolvimento de doenças como hipertensão, diabetes e problemas do coração. A forma mais saudável de “engordar” é ganhar massa magra e gordura de forma equilibrada, o que só é possível através de alimentação adequada e exercícios físicos.
O ideal é que a alimentação visando o ganho de peso seja rica em gorduras boas – presente no azeite, oleaginosas como castanhas, amendoim e nozes, frutas com alto valor calórico como o abacate. Deve-se incluir carboidratos simples, pois são fundamentais para prover energia, além de proteínas indispensáveis para ganho de massa magra. Pode-se incluir na dieta alimentos como: ovos, leite e derivados, grãos integrais, feijão e vegetais ricos em amido como a batata. Todos esses alimentos, na quantidade correta e preparados de maneira saudável, aumentam o aporte calórico e levam ao ganho de peso seguro.
Se mesmo seguindo uma dieta equilibrada e consumindo alimentos saudáveis o indivíduo continuar apresentando dificuldade no ganho de peso, suplementos hipercalóricos podem ser uma opção para complementar a dieta: A complementação da dieta através de suplementos pode facilitar a inclusão de fibras, vitaminas e minerais além de contribuir para o ganho de peso fornecendo suplementação de forma prática. É uma opção segura para pacientes com desnutrição e também para aqueles com dificuldade de obter o aporte calórico somente através da alimentação.